
Envolver as crianças nas tarefas da casa, é uma forma de ensinar responsabilidade aos seus filhos.
Mas como envolver os pequenos nas tarefas de casa? Como fazer com que queiram ajudar?
Uma forma é transformar a tarefa em algo divertido e fácil de ser realizado. Aqui vale, chamar a ajuda dos personagens preferidos das crianças (Ex: vamos pedir para o Greg e a Amaya dos PJ Masks, nos ajudarem? Quem vai ser o Greg? E a Amaya? Temos a missão de arrumar o quarto, a sala, a cozinha...).
Sempre que for pedir ajuda para as crianças, ensine primeiro como deve ser feito, além de falar o passo a passo, execute a tarefa para que a criança veja e entenda todo o processo da tarefa.
Lembre-se você já realizou aquelas tarefas pelo menos mil vezes a mais que a criança, para você será muito simples e fácil, para a criança, que está aprendendo agora, não. Talvez não fique tão perfeito como você imagine, mas mesmo assim, parabenize a criança pelo o que fez, pois ela estará dando o seu melhor neste momento. A medida que ela for ajudando mais vezes, irá aprimorar as habilidades e cada vez ficará melhor.
Então, vamos brincar de organizar a casa? Vamos lá!
Com carinho,
Psi Sheila

Sheila Hnediuk de Melo
Sheila é psicóloga (nº de registro CRP 07/21963), especializada em Psicologia da Criança e do Adolescente, com pós graduação em Psicologia Clínica e Práticas Clínicas Mediadas por Tecnologias. Criadora do Clube de Atividades, um espaço que congrega inúmeras atividades como grupos, desafios, oficinas, palestras e brincadeiras para toda a família, com orientações sobre o desenvolvimento infantil.
Sempre que faço uma tarefa gosto de ressaltar a importância dela. Então quando chamo o Miguel (4 anos) para ajudar, ele entende que está fazendo algo importante e isso faz com que ele se sinta da mesma forma. Percebo que tem algumas tarefas que ele gosta mais que outras, então foco nessas e vou aos poucos introduzindo outras. É sempre um novo desafio, pra nós dois! Enquanto ele aprende a fazer algo novo, eu aprendo a ser paciente e tolerante!